TEATRO

image1

ANÍBAL MARQUES

Começou com cinco anos de idade acompanhando seu pai, o Sr. Geraldo Marques (também conhecido como Batucada), no Theatro Municipal de São Paulo e continuou acompanhando-o por muitos anos, adquirindo experiências em diversas áreas, como iluminação, som, pintura e serralheria. Viajou para a Europa junto do Balé da Cidade de São Paulo e de vários cenógrafos, como André Heller, Chico Giacchieri, Cyro Del Nero, Cleber Papa, Felippe Crescenti, Fernando Anhê e JC Serroni. Trabalha há 40 anos no Theatro Municipal de São Paulo e é professor na SP Escola de Teatro.

image1

GRUPO CAIXA PRETA DE TEATRO

O grupo, fundado por Fernando Barbosa e Fabiano Muniz, vem ao longo de 24 anos produzindo atividades que potencializem e desenvolvam a educação e a cultura na Região do Vale do Ribeira, promovendo ações independentes de caráter sociocultural. O grupo já produziu cerca de 25 espetáculos e se apresentou por diversos estados do Brasil, tendo sido convidado em novembro de 2017 a produzir e dirigir o espetáculo “Romeu Ma Julieta – Uma Tragédia Crioula”, na cidade de Mindelo, Cabo Verde, para a abertura do 23º Mindelact – Festival Internacional de Teatro do Mindelo.

image1

LENISE PINHEIRO

Fotógrafa paulistana especializada em teatro. Desde 1983 vem retratando o que há de mais expressivo nos palcos brasileiros, já tendo trabalhado para José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Daniela Thomas, Antônio Araújo, Fauzi Arap, Enrique Díaz, Mário Bortolotto, Deborah Colker, Marco Antonio Rodrigues, José Possi Neto, Miguel Falabella, Marco Antonio Braz, Gabriel Villela, Marcelo Drummond, Gerald Thomas e muitos outros. Em suas exposições manteve o foco no teatro, participando ao todo de 38 mostras, sendo oito coletivas e 30 individuais.

image1

NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI – BRITISH COUNCIL

Criado em 2007, é voltado para a descoberta e formação de novos autores teatrais. Sob a coordenação de Marici Salomão e assistência de César Baptista, é destinado a despertar novas vozes singulares, por meio de técnicas, teorias, leituras comentadas dos textos teatrais em desenvolvimento e encontros com dramaturgos nacionais e estrangeiros. As peças desenvolvidas pelos autores durante o curso são publicadas na íntegra pela SESI-SP Editora e distribuídas para instituições culturais, escolas e bibliotecas, além de estarem disponíveis para venda para o grande público.

image1

RENATO BORGHI

Ator, dramaturgo, diretor, produtor e pesquisador teatral, com 60 anos de carreira. Fundou o Teatro Oficina em 1958, juntamente com José Celso Martinez Corrêa, onde realizou trabalhos que marcariam para sempre os palcos do Brasil. Nos anos 70, fundou o Teatro Vivo com Esther Góes e, em parceria com atores como Othon Bastos, Martha Overbeck e Miriam Mehler, produziu alguns dos espetáculos mais emblemáticos do período. Durante a década de 1980, lançou-se como dramaturgo e escreveu peças de enorme sucesso. Em 1993, fundou o Teatro Promíscuo com o ator Élcio Nogueira Seixas.

Votações encerradas!