MÚSICA

image1

CASA DE FRANCISCA

Após cerca de 10 anos em um pequeno sobrado do início do século XX no Jardim Paulista, a Casa de Francisca muda-se para o centro histórico de São Paulo em fevereiro de 2017. Localizada no Palacete Teresa, imóvel emblemático com fachada tombada recém-restaurada, a Casa de Francisca dá continuidade a sua proposta de comprometimento artístico e diversidade estética agora no coração da cidade, a meia quadra da Praça da Sé. O mesmo imóvel abrigou a primeira loja de instrumentos de São Paulo e a sede da rádio Record em seu período áureo, nos anos 40 e 50.

image1

JONNATA DOLL E OS GAROTOS SOLVENTES

Surgida em 2009 em Fortaleza e residindo em São Paulo, a banda traz uma música baseada na subcultura punk e na biografia dos excluídos, mostrando rock em estado bruto. Seja nos palcos pelo Brasil – ou mesmo no teatro ou nas telas de cinema – a performance do quinteto é intensa e visceral, de quem desnuda a alma. Jonnata Doll andrógino, canta, dança, cai, arrasta-se no palco. Suas letras são ecos de literatura beat e de filmes de terror, amores perdidos, misturados a uma biografia de excessos.

image1

MANO BROWN

Ao longo da carreira com o Racionais, Mano Brown escreveu verdadeiros hinos que retratam com precisão a vida dura da periferia. O artista lançou em 2016 um álbum solo com influências do soul e funk americano dos anos 80, contando com participações de Seu Jorge, Hyldon, Ellen Oléria, Wilson Simoninha, Max de Castro, Leon Ware, Lino Krizz, William Magalhães (da Banda Black Rio), Carlos Dafé e DJ Cia. Além da música, Brown trabalha incentivando projetos sociais em seu bairro, onde nasceu e mora até hoje: Capão Redondo.

image1

SEMANA INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SÃO PAULO

Há cinco anos, o evento ocorre num clima de festa de fim de ano de quem trabalha no meio musical. A convenção reúne artistas, produtores, empresários, selos e festivais, além do público em geral, com palestras, debates e workshops sobre o novo mercado da música, speed-meetings, meetups, coquetéis e pitches, entre outras atividades que visam conectar as pessoas e estimular novas parcerias, além de showcases, shows e festas. A SIM São Paulo promove ainda, desde a edição de 2017, o Prêmio SIM, que visa destacar e reconhecer as melhores iniciativas do ano da indústria musical.

image1

THEREZA ALVES

Cresceu no bairro da Vila Rezende em Piracicaba e aprendeu a cantar junto da mãe, ouvindo os programas de rádio da Mayrink Veiga, Tupi e da Rádio Nacional. Com 15 anos, iniciou sua carreira artística na Rádio Difusora de Piracicaba, cantando em programas de calouro. Cantou na Rádio e TV Record de São Paulo, nos programas de Geraldo Blota e Iani Junior. Gravou o LP “Roda de Violeiros” em 1961 e um 78 rotações pela gravadora RCA Camden como prêmio musical da Rádio Bandeirantes. Apresentou-se ao lado de grandes nomes da música popular no Brasil e no exterior.

Votações encerradas!