DANÇA

image1

CIA. DISCÍPULOS DO RITMO

Companhia de danças urbanas criada em 1999 pelo diretor por Frank Ejara. Trata-se do primeiro grupo brasileiro a trabalhar danças urbanas nas artes cênicas de forma híbrida e profissional. A intenção da companhia desde o princípio não foram os festivais competitivos e as batalhas de dança, mas a defesa das danças urbanas em prol das artes cênicas. A Cia. Discípulos do Ritmo tem em seu repertório espetáculos como “Tá Limpo”, “Fresta”, "Urbanóides 2.0", “O Som do Movimento”, “Caixa Preta” e “Lemniscata”.

image1

COMPANHIA DE DANÇAS DE DIADEMA

Criada em 1995 por Ivonice Satie, realiza espetáculos, oficinas, mostras e projetos de dança por todo o país. Desenvolve um programa que proporciona o acesso à linguagem da dança e das artes em geral, valorizando a inclusão cultural, incentivando a produção artística e fomentando o interesse de novas plateias, sempre com o apoio da Prefeitura do Município de Diadema e outros colaboradores. Os profissionais da Companhia, além de bailarinos, são também artistas orientadores, ministrando oficinas de danças de diversos estilos para os integrantes da comunidade local.

image1

FADOS E OUTROS AFINS

Com “Fados e Outros Afins” a bailarina e atriz Mariana Muniz, sob a direção de Maria Thaís, faz uma imersão em suas origens de brasileira e nordestina, numa dramaturgia concebida a partir de seu corpo. Na criação e composição do solo, Maria Thaís e Mariana Muniz exploram o hibridismo de linguagens artísticas da dança e do teatro, que servem à ampliação dos limites das conexões entre questões cênicas, coreográficas e dramatúrgicas, visuais e performáticas. A dramaturgia engloba ações físicas e vocais, cenografia, iluminação, figurino e a relação entre eles.

image1

JORGE GARCIA COMPANHIA DE DANÇA

Criada em 2005 pelo diretor e coreógrafo Jorge Garcia, tem desenvolvido desde sua formação uma linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo e o ambiente em que é inserido, suas possibilidades e como transformá-lo. Utilizando-se da diversidade de linguagens artísticas como ferramenta de criação, tem como foco também o estudo da dança em vídeo e no entorno urbano, priorizando a busca de um corpo versátil que se aproxime ao máximo do particular e contemporâneo.

image1

KEY ZETTA E CIA.

Núcleo de dança dirigido por Key Sawao e Ricardo Iazzetta, foi criado a partir do desejo de construir um espaço que pudesse agregar outros dançarinos, artistas e colaboradores em torno de propostas e criações, e viabilizar diálogos e pesquisas de linguagem. Realizou cerca de uma dúzia de peças e recebeu alguns dos mais importantes prêmios e apoios para pesquisa e criação em dança. Além dos espetáculos, produziu oficinas intensivas com o próprio grupo e artistas convidados, grupos de estudos, palestras, exercícios cênicos, vídeos e circulação de repertório.

Votações encerradas!