Portal do Governo do Estado de São Paulo

TEATRO

image1

CIBELE FORJAZ

No ano de 2015 a diretora, iluminadora e fundadora da Cia. Livre, Cibele Forjaz, transitou entre diferentes linguagens em sua produção teatral que, desde o final da década de 80, encontra-se entre os principais expoentes da pesquisa cênica no estado. Como diretora convidada de Galileu Galilei, concebeu um espetáculo que aliou fidelidade ao texto original com atualização crítica.

image1

JORGE VERMELHO

Diretor e ator, natural de São José do Rio Preto, fundou em 1989 a Cia. Azul Celeste ao lado de Cassio Ibrahim. Em 2015, a companhia montou MUNDOMUDO. Com direção de Georgette Fadel e dramaturgia de Cíntia Alves, a encenação reuniu Jorge Vermelho e Henrique Nerys, evocando símbolos ligados à longa tradição das formas do cômico no Ocidente.

image1

MARCIO AURÉLIO

O diretor, cenógrafo, figurinista, tradutor e professor de interpretação da Unicamp, completou em 2014 quarenta anos de carreira. Em 1990, fundou a Cia. Razões Inversas, cujo repertório transita entre textos clássicos do repertório teatral e a experimentação. Em 2015, em comemoração aos 25 anos do grupo, dirigiu Filoctetes, de Heiner Müller.

image1

NÚCLEO EXPERIMENTAL DE TEATRO

Em 2015, o grupo fundado pela parceria entre o diretor Zé Henrique de Paula, a diretora musical Fernanda Maia e a preparadora corporal Inês Aranha chegou aos seus 10 anos com a realização dos espetáculos Urinal, o musical e Ao pé do ouvido, que utilizou a técnica do teatro verbatim colocada a serviço da abordagem do preconceito contra nordestinos, latente nos últimos tempos.

image1

TEATRO DA VERTIGEM

Em 2015, o grupo fundado em 1991 renovou-se com a encenação de O filho, baseada em Carta ao pai, de Franz Kafka. Discutindo a profanação da instituição da família como uma tarefa política das novas gerações, a peça integrou o projeto Ocupação Karta ao Pai, por meio do qual examinou-se a relação do escritor tcheco com o teatro e da companhia com sua própria trajetória.

Votações encerradas!