Portal do Governo do Estado de São Paulo

CINEMA

image1

ANNA MUYLAERT

Que horas ela volta?

Com o seu filme Que horas ela volta?, a diretora e roteirista Anna Muylaert produziu um intenso e necessário debate, que saiu do nicho do cinema, sobre os limites morais e os preconceitos naturalizados na relação entre as trabalhadoras domésticas e seus patrões, bem como sobre a luta pelo direito à cidadania de uma classe alijada do acesso à cultura e à educação.

image1

CARLOS NADER

Homem comum

O diretor Carlos Nader fez uma reflexão sobre o sentido da vida e do cinema em Homem comum, no qual questões existenciais e cinematográficas dialogam de maneira única. Nader dá, assim, continuidade à sua carreira incomum, ousada e original de ensaísta audiovisual. Homem comum foi premiado no festival É Tudo Verdade de 2014.

image1

CHICO TEIXEIRA

Ausência

O filme dá continuidade ao sensível trabalho do diretor e roteirista Chico Teixeira. Com a sua experiência em documentários, ele traz para a ficção um olhar realista para retratar com delicadeza os conflitos existenciais de um garoto de 15 anos. Como em seus trabalhos anteriores, Teixeira nos apresenta uma bela crônica das dificuldades do crescimento e da solidão.

image1

LUIS DANTAS

Se Deus vier que venha armado

O diretor, roteirista, professor e pesquisador Luis Dantas trabalha de forma incisiva a alternância entre seus personagens e a situação social em que eles ganham significado. O pano de fundo é a segunda onda de ataques do PCC em São Paulo. Nesse clima de violência, a ciranda amorosa entre os três personagens principais ganha sua mais alta expressão.

image1

RODRIGO SIQUEIRA

Orestes

O documentarista Rodrigo Siqueira volta a fazer pesquisa de linguagem em Orestes, que combina elementos documentais e ficcionais para abordar a memória do regime militar de 1964, suas conexões com a realidade sociopolítica do Brasil hoje e o significado de conceitos como os de justiça e vingança, promovendo um oportuno debate. Orestes é o seu segundo longa metragem.

Votações encerradas!