Portal do Governo do Estado de São Paulo

INSTITUCIONAL

trofeu

O apoio à produção e à criação artística é uma das bases mais fortes da política cultural desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo. Por meio de seus programas de incentivo, o Estado fomenta o desenvolvimento de novas obras, que não raro acabam circulando por todo o País. Reconhecer o trabalho já realizado é outra vertente desta política, que tem lugar, dentre outras iniciativas, por meio do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura.

Desde que foi retomado em 2010, o Prêmio busca prestar uma homenagem aos artistas, grupos e entidades com trabalhos de destaque no ano anterior, mas principalmente que tenham um histórico de compromisso com a criação artística e seus impactos, inclusive sociais. Escolhidos por comissões julgadoras especializadas, os finalistas são, portanto, um conjunto seleto, mas representativo dos milhares de profissionais dedicados ao fazer artístico no Estado de São Paulo.

No mês que antecede a cerimônia, os nomes são oferecidos ao público para votação na internet, uma importante estratégia de visibilidade e democracia na escolha dos vencedores pelo voto popular. Os resultados desta noite de celebração, portanto, são compartilhados com todas as pessoas que nos ajudaram a prestar este merecido tributo à classe artística do Estado de São Paulo.

Secretaria da Cultura
Governo do Estado de São Paulo