Portal do Governo do Estado de São Paulo

DESTAQUE CULTURAL 2015 - ANTUNES FILHO

destaque cultural

Vida e palco são indissociáveis na obra de Antunes Filho. É de uma perspectiva radicalmente humanista que partem seus processos de criação, resultando em trabalhos com inquestionáveis apuro estético, precisão técnica e, sobretudo, poder expressivo.

O diretor parte da premissa de que é necessário formar e transformar o ser humano para que se forme o ator. Nas suas palavras, entre os ensaios da nova peça Blanche: “a vida é que vai dar todo o esplendor. Quanto mais humano e menos teatral for... é teatral”.

Com esse pensamento na base de uma busca incansável por novas formas de evidenciar o potencial dos intérpretes, Antunes formou centenas de atores ao longo de sua trajetória, em especial como coordenador do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc-SP.

Para o Governo do Estado de São Paulo, é uma honra homenagear Antunes Filho no mesmo Theatro São Pedro em que ele criou e estreou Macunaíma, em 1977/78, marcando para sempre, e desde então revolucionando continuamente, a história das artes cênicas brasileiras.