Portal do Governo do Estado de São Paulo

CINEMA

Os cineastas selecionados para concorrer ao Prêmio Governador do Estado correspondem, na avaliação da comissão de seleção, a uma amostra da diversidade da produção cinematográfica paulista, contemplando diretores que atuam há algumas décadas no cenário audiovisual brasileiro e, também, jovens talentos que despontaram em anos mais recentes. Com isso, a lista representa abordagens temáticas e estéticas bem distinta.

check
image1

Alê Abreu

O menino e o mundo

Trabalho mais recente de Alê Abreu, o longa de animação O menino e o mundo retrata um personagem que deixa sua aldeia e seu pai para descobrir um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. A animação utiliza várias técnicas artísticas e retrata as questões do mundo moderno por meio do olhar de uma criança. Desenhista, cineasta e artista plástico, Alê Abreu também produziu o longa em animação O garoto cósmico, considerado o último trabalho com participação do ator Raul Cortez, que fez a dublagem do personagem Giramundo.

Assista o trailer

image1

Caru Alves Souza

De menor

O desafio que a diretora Caru Alves de Souza se impôs em seu primeiro longa-metragem, De menor, foi abordar questões frequentes no debate sobre a realidade brasileira, mas sem aderir às facilidades com que costumam ser tratadas. Ao retratar a história de uma advogada recém-formada que defende crianças e adolescentes, a diretora também propõe uma reflexão sobre as propostas de redução da maioridade penal no Brasil. Caru, filha da também cineasta Tata Amaral, também assina a direção dos documentários televisivos Mascarianas e Vestígios, além dos curtas-metragens de ficção O mundo de Ulim e Oilut e Assunto de família.

Assista o trailer

check
image1

Daniel Ribeiro

Hoje eu quero voltar sozinho

Longa-metragem de Daniel Ribeiro, Hoje eu quero voltar sozinho conta a história de um adolescente cego em busca de sua independência. O cotidiano, a relação com sua melhor amiga e sua forma de perceber o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel, que desperta novos sentimentos no garoto. O interesse de Daniel Ribeiro pelo cinema surgiu como uma resposta e como o meio mais adequado à sua vontade de comunicar e de expor problemas. Com experiência em direção de curtas, Hoje eu quero voltar sozinho é seu primeiro longa-metragem.

Assista o trailer

image1

Fernando Coimbra

O lobo atrás da porta

O filme reflete algumas das principais inspirações do diretor, fã de Sergio Leone, Stanley Kubrick e Martin Scorsese. A história acontece na zona norte do Rio de Janeiro e se baseia no caso de uma menina desaparecida que abalou a cidade nos anos 1960. Fernando Coimbra é formado em Cinema pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Escreveu e dirigiu nove curtas-metragens, como Trópico das cabras (2007) e Magnífica desolação (2010). Com O lobo atrás da porta, ganhou o prêmio de melhor filme da mostra Horizontes Latinos no San Sebastian International Film Festival, além de outras premiações em diversos festivais de cinema.

Assista o trailer

image1

Paulo Sacramento

Riocorrente

Em Riocorrente, do diretor Paulo Sacramento, um jornalista, um ex-ladrão de automóveis e uma mulher misteriosa vivem um volátil e intenso triângulo amoroso na caótica rotina da cidade de São Paulo. Paulo Sacramento é montador, diretor e produtor paulista. Como montador, provou seu talento em filmes como Tônica dominante, Cronicamente inviável, Amarelo-manga e Encarnação do demônio. Como diretor, realizou alguns curtas-metragens e o documentário O prisioneiro da grade de ferro, sobre a vida dos presos no Carandiru.

Assista o trailer