Portal do Governo do Estado de São Paulo

TROFÉU

trofeu

A cada edição do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, um artista é convidado para elaborar o troféu que será entregue aos vencedores. Este ano, a pernambucana Ester Grinspum inspirou-se na forma circular para criar a peça, que evoca completude. Em aço encerado, o troféu é composto por uma única fita do material, cortada e torcida. Dessa forma, o círculo não é perfeito nem fechado – uma poderosa metáfora para a criação artística.

Ester Grinspum nasceu no Recife, em 1955, e vive em São Paulo. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1981 na Pinacoteca do Estado. Desde então, realizou inúmeras outras mostras individuais e participou de coletivas, como a Bienal de Havana (Cuba, 1984 e 1986), a XX Bienal Internacional de São Paulo (1989), "Tabula Rasa", em Bienne (Suíça, 1991) e "Solo Project", na Arco Madrid (Espanha, 2012).

Tem trabalhos em várias coleções públicas, entre elas Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universaidade de São Paulo (MAC-USP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), Brooklyn Museum, em Nova Iorque, e Fonds National d’Art Contemporain, na França.